segunda-feira, 28 de março de 2011

O COELHO MÁGICO DA LÂMPADA ESPACIAL



A Teresa encontrou no jardim da sua casa um objecto redondo, muito brilhante, apoiado em três pés. Nunca vira nada igual! O que seria aquilo?
Aproximando-se devagar, tocou-lhe com a ponta dos dedos. Imediatamente se acenderam todas as luzes ao mesmo tempo que, surgia uma abertura no cimo do objecto. Teresa retirou a mão assustada. De dentro da abertura ergueu-se um coelho, porém não era um coelho normal. Vestia um fato dourado e em vez de orelhas tinha duas antenas.
- Quem és tu? O que fazes aqui no meu jardim? - perguntou a Teresa, tomada de enorme curiosidade.
- Eu sou o Coelho Mágico, oriundo do planeta Alpha. E esta é a minha lâmpada espacial - apontou para o objecto - Pede o que desejares, um desejo teu será uma ordem para mim!
- Satisfazes os desejos das pessoas? - perguntou surpreendida.
- Só os das crianças! - respondeu orgulhoso.
Ela olhou-o, pensativa.
- E posso pedir o que eu quiser?
- Claro, pede o que mais desejares!
A Teresa fechou os olhos com muita força e pensou num desejo.
- Quero que a fome acabe para todas as crianças do Mundo!
Uma luz vermelha acendeu-se no peito do coelho mágico, deixando-o embaraçado.
- Lamento, mas não tenho esse desejo programado. Terás que pedir outro.
- Mas tu disseste para pedir o que mais desejasse! - protestou, aborrecida.
- Tens razão, mas esse pedido não está no meu programa. Peço desculpa.
Teresa tornou a fechar os olhos pensando noutro desejo.
- Quero a paz para o Mundo inteiro!
De novo, a luz vermelha acendeu-se no peito do Coelho Mágico.
- Parece-me que este teu desejo também não está no meu programa - proferiu constrangido.
- És um mentiroso! Nem és mágico, nem a tua lâmpada é espacial e se calhar nem existes!
Furioso, o Coelho deu três pulos e respondeu:
- Não digas isso! Eu sou o Coelho Mágico da Lâmpada Espacial e até hoje tenho concretizado os desejos de muitas crianças!
- Ai, sim? Então porque é que não concretizaste os meus? – perguntou ela quase a chorar.
-Porque aqueles que me pediste são desconhecidos do meu programa. Peço desculpa.
Teresa sentou-se na relva, cruzou as pernas e limpou as lágrimas.
- Então diz-me: que desejos te pediram as outras crianças? O Coelho Mágico sorriu largamente.
- Pediram-me brinquedos, doces, bicicletas, computadores… Uma delas até me pediu uma Asa Delta!
Ela abraçou as pernas apoiando o queixo sobre os joelhos e disse:
- Mas para se ter tudo isso não é necessário recorrermos à magia.
Basta termos dinheiro!
- É verdade… - respondeu ele – mas para que os teus desejos se concretizem também não é necessária a magia. Bastará haver um pouco de boa vontade entre os Homens!

Maria Manuela Amaral

1 comentário:

  1. A magia da boa vontade é a que falta há humanidade...mais uma que li com prazer.

    Beijos

    ResponderEliminar